Metodologia e Dados
Preâmbulo
Para esta atualização da lista, a equipa de Segurança de API da OWASP utilizou a mesma metodologia adotada com sucesso para a lista de 2019, com a adição de um Pedido Público por Dados de 3 meses. Infelizmente, este pedido não resultou em dados que permitissem uma análise estatística relevante sobre os problemas de segurança de API mais comuns.
Contudo, com uma indústria de segurança de API mais madura e capaz de fornecer feedback e informações diretamente, o processo de atualização avançou usando a mesma metodologia de antes.
Chegados a este ponto, acreditamos ter um bom documento de consciencialização para os próximos três ou quatro anos, mais focado nas questões específicas das APIs modernas. O objetivo deste projeto não é substituir outras listas de top 10, mas sim cobrir os principais riscos de segurança de API atuais e emergentes, sobre os quais acreditamos que a indústria deve estar atenta e ser diligente.
Metodologia
Na primeira fase, dados publicamente disponíveis sobre incidentes de segurança em APIs foram recolhidos, revistos e categorizados. Esses dados foram obtidos de plataformas de bug bounty e relatórios públicos. Apenas problemas reportados entre 2019 e 2022 foram considerados. Esses dados ajudaram a equipa a entender em que direção a lista de top 10 anterior deveria evoluir, assim como a lidar com possíveis vieses dos dados contribuídos.
Um Pedido Público por Dados foi realizado de 1 de Setembro a 30 de Novembro de 2022. Em paralelo, a equipa do projeto iniciou a discussão sobre o que mudou desde 2019. A discussão incluiu o impacto da primeira lista, o feedback recebido da comunidade e novas tendências na segurança de APIs.
A equipa do projeto promoveu reuniões com especialistas sobre ameaças relevantes à segurança de APIs para obter informações sobre como as vítimas são impactadas e como essas ameaças podem ser mitigadas.
Este esforço resultou num rascunho inicial do que a equipa acredita serem os dez riscos mais críticos de segurança para APIs. A Metodologia de Classificação de Risco da OWASP foi utilizada para realizar a análise de riscos. As classificações de prevalência foram decididas por consenso entre os membros da equipa do projeto, com base na sua experiência na área. Para considerações sobre esses temas, consulte a secção Riscos de Segurança em APIs.
O rascunho inicial foi então compartilhado para revisão com profissionais de segurança com experiência relevante na área de segurança de APIs. Os seus comentários foram analisados, discutidos e, quando aplicável, incluídos no documento. O documento resultante foi publicado como uma Versão Candidata para discussão aberta. Várias contribuições da comunidade foram incorporadas no documento final.
A lista de contribuidores está disponível na secção de Agradecimentos.
Riscos Específicos de APIs
A lista foi elaborada para abordar riscos de segurança que são mais específicos para APIs.
Não implica que outros riscos genéricos de segurança de aplicações não existam em aplicações baseadas em APIs. Por exemplo, não incluímos riscos como "Componentes Vulneráveis e Desatualizados" ou "Injeção", embora você possa encontrá-los em aplicações baseadas em APIs. Esses riscos são genéricos, não se comportam de forma diferente em APIs, nem a sua exploração é diferente.
O nosso objetivo é aumentar a conscientização sobre os riscos de segurança que merecem atenção especial em APIs.