OWASP Belo Horizonte

Seja bem-vindo!

Seja bem-vindo a página da OWASP Chapter Belo Horizonte!



A OWASP Belo Horizonte é um dos treze capítulos brasileiros entre os mais de duzentos e sessenta e cinco capítulos ativos ao redor do mundo. Nosso objetivo é disseminar a missão da OWASP, tornando a segurança das aplicações visível, para que pessoas e organizações possam fazer escolhas informadas sobre os riscos reais à segurança das aplicações. Encontros serão organizados para possibilitar o compartilhamento de conhecimentos, discussões e aprendizado sobre segurança de software. A organização também conta com diversos projetos ativos, nos quais voluntários podem se engajar para desenvolver códigos e documentos que beneficiem a comunidade global de segurança.

Belo Horizonte é a capital do estado de Minas Gerais, situada na região Sudeste do Brasil. Fundada em 1897, a cidade é notável por sua arquitetura moderna, parques e praças bem arborizados, além de uma cultura gastronômica e artística rica. Belo Horizonte também representa um importante polo econômico e industrial do país, com ênfase nos setores de mineração, siderurgia, serviços e comércio. A cidade dispõe de vários atrativos turísticos, como a Lagoa da Pampulha, o Mercado Central, o Parque das Mangabeiras e o Conjunto Arquitetônico da Praça da Liberdade. Ademais, Belo Horizonte é famosa por sua culinária variada e pelos tradicionais botecos mineiros, que são parte integrante da identidade local.

Por que fazer parte da OWASP Belo Horizonte?

  • A comunidade organiza encontros onde especialistas fazem apresentações e seminários sobre tópicos de segurança de software.
  • A participação na comunidade aumentará seus conhecimentos e habilidades.
  • Oportunidade de interagir com outros profissionais de software aumentando os seus contatos na região.
  • A participação nas listas de discussão e a participação nas sessões da OWASP Belo Horizonte são gratuitas.


Conecte-se, Cresça e Faça a Diferença com a OWASP!

🌐 Amplie Sua Rede Profissional: Participe de encontros do capítulo de Belo Horizonte, além de eventos regionais e globais da OWASP, e construa conexões valiosas.

💼 Oportunidades de Carreira: Acesso exclusivo a oportunidades de emprego no campo da segurança de software.

🗳️ Tenha Voz Ativa: Exerça seu direito de voto nas eleições do Conselho Global da OWASP e contribua para moldar o futuro da organização.

💡 Educação Continuada: Aproveite descontos em treinamentos e eventos para manter suas habilidades afiadas e atualizadas.

🛠️ Ferramentas à Sua Disposição: Utilize o Google Workspace durante sua associação e tenha um endereço OWASP.org exclusivo.

🚀 Treinamento Prático em Segurança de Aplicações: Acesse a plataforma SecureFlag para desenvolver suas habilidades práticas em segurança de aplicativos.

🔐 Plataforma Ubiq: Explore a criptografia como código com facilidade usando a plataforma Ubiq, projetada para desenvolvedores.

🤝 Voluntariado Significativo: Contribua com projetos da OWASP, especialmente no capítulo de Belo Horizonte, e faça a diferença na segurança de software.

Faça parte da comunidade global que está avançando na segurança de software.

👉 Torne-se membro hoje mesmo: Link para Associação OWASP


Equipe OWASP Belo Horizonte

Atualmente, o OWASP Belo Horizonte é liderado por Matheus Banhos, Julio Sacramento e Sandro Garcia.


Sobre o Projeto OWASP

Segue uma lista de 6 (alguns de muitos) projetos da comunidade


Próximos Eventos


Nós utilizamos o Meetup para manter uma agenda de eventos, confira nossa página na plataforma: Belo Horizonte Meetup Group

Nossos encontros são sempre abertos para o público, e você não precisa ser um membro OWASP para participar. Entretanto, considere se juntar à OWASP seja um membro OWASP se você considera que nossas comunidades, projetos e encontros são valiosos, considere também patrocinar este capítulo.

Realizados



Agenda de Eventos

O OWASP-BH divulga sua agenda de eventos oficiais por meio do Meetup!

Fique ligado na agenda de eventos OWASP registrando-se na página do capítulo: https://www.meetup.com/pt-BR/OWASP-Belo-Horizonte-Chapter/

Recepção de eventos OWASP

O capítulo Belo Horizonte busca constantemente espaços acadêmicos e empresas que queiram receber eventos, faça contato com a liderança caso tenha disponibilidade para mais informações.

Próximos Eventos



Reabertura de 2024

O Capítulo de Belo Horizonte foi reaberto na capital mineira em 21 de fevereiro de 2024.


Colabore com a OWASP

A OWASP é uma comunidade vibrante graças à colaboração ativa de seus membros. Convidamos você a juntar-se a nós em nossas diversas iniciativas voltadas para a segurança da informação.

Engaje-se no Capítulo OWASP de Belo Horizonte

Nosso capítulo em Belo Horizonte está de portas abertas para novos palestrantes e contribuidores. Se você tem interesse em compartilhar conhecimento ou experiências, envie sua proposta para [email protected]. Valorizamos o processo colaborativo e estamos aqui para apoiá-lo no desenvolvimento do seu material, independente do estágio em que se encontre.

Contribuições do Capítulo de Belo Horizonte aos Projetos da OWASP

Com imenso orgulho, o Capítulo de Belo Horizonte contribuiu para a expansão do conhecimento em segurança de aplicações com a tradução para o Português do Brasil do relevante projeto OWASP API Security Top 10. Confira o trabalho: OWASP API Security Top 10


Eventos 2020

4º Encontro OWASP-BH - Apresentação do API Security Top 10 em português

As APIs são parte importante de praticamente todo projeto de software atualmente. Ciente do cenário, a liderança do capítulo Belo Horizonte do OWASP trabalhou na tradução do projeto “API Security - Top 10”. A tradução foi apresentada em primeira mão no evento “OWASP Latam @Home” e vamos repeti-la com exclusividade aos membros do capítulo BH.

Neste evento online, vamos reapresentar como o trabalho de tradução aconteceu, além de falar de cada aspecto identificado na documentação como riscos de segurança de API.

Esperamos ainda sugestões para futuros eventos, bem como a ampliação do engajamento da comunidade mineira nos projetos do OWASP.

Evento On-line

3º Encontro OWASP-BH - A importância do OWASP Top 10 no PCI-DSS

É chegada a hora do primeiro evento de 2020 do capítulo OWASP-BH. E estamos cheios de desafios neste ano novo! Vem com a gente!

Este primeiro encontro do ano será realizado na Take! A quem agradecemos pelo convite.

Vamos falar sobre os resultados do nosso Call For Papers e uma visão geral das novidades do OWASP para 2020.

Nosso convidado da vez é Renato Diniz, líder de segurança da Monetizze. Ele irá contar como a aplicação do OWASP TOP 10 foi importante na certificação da empresa no PCI-DSS, padrão de segurança do setor de cartões de pagamento.

Fotos do evento: https://www.meetup.com/OWASP-Belo-Horizonte-Chapter/photos/all_photos/?photoAlbumId=30768381

Eventos 2019

2º Encontro OWASP-BH - Mês da Segurança

Outubro é o mês da segurança (https://meseg.rnp.br/). Para não passar em branco, o OWASP-BH convida a comunidade para participar de um bate-papo sobre cyber-segurança.

Convidamos Luiz Amelotti, para conduzir uma conversa sobre o modelo de segurança dos ambientes de cloud, discutir a idéia de Responsabilidade Compartilhada e até onde vai essa responsabilidade.

Será apresentada uma visão geral das principais ameaças aos ambientes de computação em nuvem a partir de uma pesquisa realizada pela Cloud Security Alliance finalizada em 2019.

Vamos abordar as 11 principais ameaças que afetam os provedores de nuvem e os seus usuários, além de impactos e alguns casos reais referentes a cada uma delas.

Por fim, discutir o projeto - atualmente desativado - da OWASP Cloud 10 e o OWASP Cloud Security.

Fotos do evento: https://www.meetup.com/OWASP-Belo-Horizonte-Chapter/photos/all_photos/?photoAlbumId=30486751