OWASP Florianopolis

owasp-floripa.logo

Sobre a OWASP

A OWASP, Open Worldwide Application Security Project, é uma organização internacional sem fins lucrativos destinada à transmissão de conhecimento e conscientização sobre segurança de software, focada especialmente em aplicações web. A mesma desenvolve diferentes projetos, que vão desde ferramentas para teste até documentação, material de estudo e fóruns de discussão abertos à toda a comunidade de segurança.

Capítulos são liderados por líderes locais de acordo com a Política de Capítulos. As contribuições financeiras só devem ser feitas online usando o botão de doação online autorizado.

Todos são bem-vindos e incentivados a participar de nossos Projetos, Local Chapters, Events, Online Groups e Canal Slack da comunidade. Encorajamos especialmente a diversidade em todas as nossas iniciativas. OWASP é um lugar fantástico para aprender sobre segurança de aplicativos, rede e até mesmo para construir sua reputação como especialista. Também encorajamos você a ser tornar-se um membro ou considerar uma doação para apoiar nosso trabalho contínuo.


Sobre Florianópolis

Florianópolis é a capital do estado brasileiro de Santa Catarina, na Região Sul do país. O município é composto pela ilha principal, a ilha de Santa Catarina, a parte continental e algumas pequenas ilhas circundantes. A cidade tem uma população de 516 524 habitantes, de acordo com estimativas para 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o segundo município mais populoso do estado (após Joinville) e o 48º do Brasil. A região metropolitana tem uma população estimada de 1 209 818 habitantes, a 21ª maior do país. A cidade é conhecida por ter uma elevada qualidade de vida, sendo a capital brasileira com maior pontuação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), calculado pelo PNUD, das Nações Unidas.

A economia de Florianópolis é fortemente baseada na tecnologia da informação, no turismo e nos serviços. A cidade tem mais de 100 praias registradas e é um centro de atividade de navegação. O jornal estadunidense The New York Times afirmou em 2009 que “Florianópolis era o destino do ano”. A Newsweek considerou que o município é uma das “dez cidades mais dinâmicas do mundo” em 2006. O Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) de 2014, elaborado pela filial brasileira da ONG norte-americana Endeavor, elegeu a cidade como o melhor ambiente para o empreendedorismo no país. A cidade também foi considerada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) uma das “cidades criativas” do Brasil em 2014, ao lado de Curitiba.

A maioria da população vive no continente e em partes do centro e norte da ilha principal. A metade sul é menos habitada. Muitos pescadores comerciais pequenos povoam a ilha. Os barcos de pesca, as rendeiras, o folclore, a culinária e a arquitetura colonial contribuem para o crescimento do turismo e atraem recursos que compensam a falta de um grande parque industrial. Vilarejos imersos em tradição e história, como Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha, ainda resistem aos avanços da modernidade.

O Aeroporto Internacional Hercílio Luz serve à cidade. Florianópolis é o lar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além de dois campi do Instituto Federal de Santa Catarina e de dois campi da Universidade do Estado de Santa Catarina, entre outras instituições de ensino superior e profissional.


Sobre o Capítulo

O objetivo principal do Capítulo é fortalecer a comunidade de segurança de software em Santa Catarina através de conscientização, encontros e estudos de caso, representando a OWASP e seus objetivos.

  • Nossa visão: Através da conscientização e do repasse de conhecimento, nos tornarmos referência junto a comunidade de software no estado e ganhar reconhecido mundial junto a OWASP pela promoção ativa do capítulo.

Nossos valores

  • Conscientização: O conhecimento precisa estar em constante movimento, para que através do processo educacional, consigamos sensibilizarmos, no que se refere a desenvolvimento seguro de software;

  • Transparência: Todas as ações do Chapter ocorrerão publicamente e poderão ser auditadas por qualquer membro da comunidade;

  • Colaboração: Envolver a todos, no intuito de que cada membro possa se sentir parte do cápitulo;

  • Igualdade: Todos temos talentos diferentes, mas todos gostaríamos de ter iguais oportunidades para desenvolver os nossos talentos, sendo assim, todos têm igualmente voz e direito de participação.

  • Ética: Ética é o conjunto de padrões e valores morais de um grupo ou indivíduo, como tal, não abrimos mão deste item para o bom relacionamento e integrigade do cápitulo.


Como Participar

As atividades e decisões do Capítulo são completamente horizontais e abertas à toda a comunidade, tanto para a participação como ouvintes, como também para apresentação de conteúdos ou sugestão de temas a serem discutidos, focando na transparência e divulgação de conhecimento de segurança de aplicações web dentro dos objetivos propostos pela OWASP.

Próxima Reunião/Evento

–>


Registro dos Encontros

Esta página é utilizada para publicar toda informação compartilhada através dos encontros realizados de forma remota ou local.

Para participar dos encontros, basta inscrever-se no nosso grupo na plataforma Meetup:

E as gravações dos encontros são publicadas no nosso canal do YouTube, aproveite pra se inscrever e ativar as notificações: