OWASP Porto Alegre

owasp-poa.logo

Sobre a OWASP

A OWASP, Open Web Application Security Project, é uma organização internacional sem fins lucrativos destinada à transmissão de conhecimento e conscientização sobre segurança de software, focada especialmente em aplicações web. A mesma desenvolve diferentes projetos, que vão desde ferramentas para teste até documentação, material de estudo e fóruns de discussão abertos à toda a comunidade de segurança.


Sobre Porto Alegre

Situada no paralelo 30, a capital do Rio Grande do Sul tem uma população de quase 1.5 milhão de habitantes e uma crescente região metropolitana. Do ponto de vista acadêmico, a cidade abriga um grande número de faculdades e universidades públicas e privadas, com excelentes índices em rankings nacionais e internacionais.


Sobre o Capítulo

O objetivo principal do Capítulo é fortalecer a comunidade de segurança de software no Rio Grande do Sul através de educação, eventos, promoção da área e projetos de estudo, representando a OWASP e seus objetivos.

Nossa visão é se tornar uma referência para a comunidade local e ser reconhecido globalmente pela OWASP como um capítulo ativo em diversos níveis através de projetos da entidade.


Nossos valores

  • Educação: O conhecimento é um direito e deve ser compartilhado e discutido, não imposto;

  • Transparência total: Todas as atividades, decisões, movimentações financeiras e quaisquer atividades da Chapter serão divulgadas publicamente e poderão ser auditadas por qualquer membro da comunidade;

  • Colaboração: Ninguém faz sozinho, cada pessoa faz uma parte e dá o seu melhor para cada momento;

  • Horizontalidade: Ninguém decide sozinho, não temos liderança centralizada e defendemos o auto-gerenciamento em pequenos grupos;

  • Igualdade: Não toleramos discriminação por gênero, raça, orientação sexual ou o que for, todos têm igualmente voz e direito de participação.


Como Participar

As atividades e decisões do Capítulo são completamente horizontais e abertos à toda a comunidade, tanto para a participação como ouvintes, como também para apresentação de conteúdos ou sugestão de temas a serem discutidos, focando na transparência e divulgação de conhecimento de segurança de aplicações web dentro dos objetivos propostos pela OWASP.

Próxima Reunião/Evento


Registro dos Encontros

Esta página é utilizada para publicar toda informação compartilhada através dos encontros realizados remota ou localmente.

Para participar dos encontros, basta inscrever-se no nosso grupo na plataforma Meetup:

E as gravações dos encontros são publicadas no nosso canal do YouTube, aproveite pra se inscrever e ativar as notificações:

Encontros 2021

Encontro 005 - 25/03/2021

Nosso primeiro encontro do ano trouxe três feras para falar sobre dispositivos móveis, pentest e APIs:

Encontros 2020

Encontro 004 - 08/10/2020

Nosso quarto encontro foi bilíngue em Inglês e Português, falando sobre Threat Modelling e busca por padrões complexos de código com o semgrep:

Encontro 003 - 30/07/2020

Desta vez convidamos o mestre Manoel Abreu Netto para falar sobre bug bounty:

Encontro 002 - 24/06/2020

Neste encontro recebemos dois palestrantes falando sobre segurança de Aplicações, confere:

Encontro 001 - 26/03/2020

Neste encontro realizamos uma dinâmica diferente, para que pudéssemos entender o que mais interessa a nossa comunidade. Aqui está o resultado: